O Inferno Sonoro

Acredito que um dos maiores poderes da literatura - ou melhor, de nós, leitores - é colocar em diálogo escritores distintos e distantes. Exemplo nítido disso é a abordagem dos perspicazes escritores Ricardo Piglia e C. S. Lewis acerca do ruído.

O argentino Piglia, em seu ensaio "Retrato do Artista" (2000), não apenas constata o ruído como principal marca constitutiva de nossa sociedade, mas completa:
"Ao mesmo tempo, os músicos contemporâneos comprovam e dizem o que ninguém sabe: que a cultura de massa não é uma cultura da imagem, mas do ruído.
Pela janela aberta do estúdio de Gandini chegavam os rumores do mundo. Uma confusa profusão de sons inarticulados, cortinas musicais, alaridos políticos, vozes televisivas, sirenes policiais, anúncios de concertos internacionais e rock-and-roll.
No extraordinário capítulo das "Sereias" no Ulysses (que é dedicado à música), Joyce deu a perceber que o capitalismo é um matagal de ruídos e que não há Ulysses que resista àqueles cantos. A risada divertida de Gandini, quando parava de tocar, me fazia pensar que a mítica surdez de Beethoven fora a primeira resolução de um artista ante a crescente presença da cultura de massa como inferno sonoro."
Nesse sentido, no livro Cartas de um diabo a seu aprendiz (1942), Lewis apresenta em uma das epístolas de Fitafuso qual tem sido o objetivo do diabo em relação à humanidade:
"Música e silêncio - como detesto os dois! Deveríamos ser eternamente gratos ao fato de que desde que Nosso Pai entrou no Inferno - bem antes do que os humanos, contando em anos-luz, poderiam imaginar - nenhuma polegada do espaço do Inferno e nenhum momento do tempo do Inferno sucumbiu a qualquer dessas duas forças abomináveis; tudo foi ocupado pelo Ruído - o Ruído, o grande dinamismo, a expressão audível de tudo o que é eufórico, brutal e viril; o Ruído, a única coisa que nos protege dos ressentimentos estúpidos, dos receios sem esperança e dos desejos impossíveis. No fim, transformaremos todo o universo em ruído. Já fizemos grandes avanços nesse sentido quanto à Terra. No fim de tudo, as melodias e os silêncios do Céu serão esmagados pelo ruído."
Diante disso, o que mais me assombra não é constatar o ruído em si como evidência concreta do que é o inferno, mas perceber que cada um de nós - eu, você, todo mundo - temos carregado essa "marca da besta" na maioria das coisas que fazemos.

Tudo tem sido contaminado pelo ruído.

Até mesmo a literatura, tão poderosa ao colocar os mais distintos e distantes escritores para dialogar, já o faz entre tantos, mais tantos, que aquilo que normalmente ouvimos dos textos já não passa de uma discussão infernal sobre algo que não sabemos do que se trata.

O barulho perturba o ouvido e ouvidos perturbados perdem o equilíbrio, ficam sem norte. Quem há de discordar que uma das principais marcas de nossa sociedade é o desequilíbrio e o desnorteio? Pior é que isso tem sido louvado na literatura e nas artes de maneira geral.

Em vez de meros leitores que colocam escritores para dialogar, precisamos urgentemente de pessoas capazes de ouvir, de tocar, de colocá-los na mesma clave.

Precisamos de mais música e silêncio.

No mesmo sentido do que diz Piglia, normalmente definimos nossa geração pelo aspecto da imagem - vide o termo "multiplicidade de pontos de vista". De fato, a multiplicidade de pontos de vista de nossa geração é um avanço, é algo bom. Mas pensando pelo aspecto sonoro, acredito piamente que - para nosso próprio bem - isso não pode se limitar a várias vozes buzinando descontroladamente. Como mostra Lewis, isso nos levará ao inferno. Precisamos ordená-las, colocá-las para funcionar como em uma orquestra repleta de sons distintos, mas melodiosos. Precisamos, quer a gente queira ou não, de um Compositor e de um Maestro.

Eis uma das grandes responsabilidades da literatura - ou melhor, de nós, leitores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mise en Abyme

Chega de Saudade

Diferente ou Igual