Sobre a Viagem


Vinícius e Juliana em Versailles. Foto de Jessica Machado.

Nunca gostei de exageros, embora eu seja exagerado. Talvez seja culpa da minha paixão por paradoxos. Comecei a pensar nisso na viagem. Falavam cada exagero verdadeiro. Que lugares fascinantes! Não apenas pela imponência, nem apenas pelo capricho. Fascinantes pelo misto de grandeza e detalhamento, ambos exageradamente na medida certa. Rios de esmeralda, palácios nobres, jardins de sonhos, obras de arte, construções monumentais! Frutos de muito talento, muita coragem, muita guerra, muita loucura, muita fé, muito tempo! É como se a História toda estivesse ali, palpável. Que privilégio! Listaria tudo isso, aliás até listei num rascunho que acabei de abandonar. É que tiraria o foco deste texto. Dizia eu que comecei a pensar nisso na viagem, e não falo da minha viagem. Falo da viagem dela. É, o intercâmbio. Nunca gostei de me expor, embora aqui esteja. Falavam cada exagero falso. Essa viagem nos afasta, mas nos aproxima tanto! Acho fascinante nossa caminhada, paradoxalmente tão grandiosa e tão detalhada. Fruto de muito talento para driblar situações complicadas, sem imponência e sem caprichos. Muita coragem para lutar nessa guerra cheia de aliados. Muita loucura e muita fé para topar o desafio. Muito tempo! Paradoxalmente, é preciso muito pé no chão e muita cabeça nas nuvens. E isso nós temos demais, ambos exageradamente na medida certa. Muito amor e muita força. Talvez seja culpa da minha paixão por paradoxos. É dificílimo, mas é exageradamente tão simples. Tão agradável! É como se a Felicidade toda estivesse aqui, palpável. Que privilégio! E não é exagero, embora eu seja exagerado. É paradoxal, e disso eu gosto.

Comentários

  1. Vini..
    Eu já te disse que vc DEITA?

    um dia quero escrever igual a ti!
    hehe

    ResponderExcluir
  2. eu sei que já disse isso, mas queria deixar registrado aqui mais uma vez:
    EU SOU SUA FÃ! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. saudade dos seus textos... pensamentos e palavras tão paradoxais!
    sou sua fã!

    ResponderExcluir
  4. Que privilégio! E não é exagero, porque exagerada eu nunca fui. Mas ainda assim, continua paradoxal. E disso eu gosto!

    ResponderExcluir
  5. Você merece, cara! Aproveite tudo ao máximo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Vinii... pelo jeito tá meio que na "minha situação" né? =P Então, to indo pro Canada quarta feira... e o Paulo pra Irlanda no dia 13. Um oceano de distância O.o aiaiai viu. Que Deus abençoe muito vcs, e seus corações. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. eu já disse isso publicamente no okut e agora digo aqui: Eu quero ser vc quando crescer! Eu não sei se o senhor é exagerado ou paradoxal, mas se for, saiba que seu exagero e paradoxo é extremamente cativante =] Parabéns, meu caro! you rock!

    ResponderExcluir
  8. olá, sou amiga da Fe e da Silvia. não resisti e vou dizer: que lindo o post!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mise en Abyme

Chega de Saudade

Diferente ou Igual