Aprendizado

Foi naquele dia que se apaixonou. Sua vida mudou para sempre.

Depois de percorrer os corredores da biblioteca municipal e redescobrir aquele velho livro, a primeira grande leitura da sua vida, voltou para a mesa e começou a ler um texto qualquer.

Foi nessa hora que sentiu a presença. Que olhos! Ali, na sua frente. Olhos grandes, vibrantes, carentes. Sentiu um arrepio, mas deixou pra lá e falou um oi desconfiado e muito simpático. Não ouviu resposta.

O que ouviu, pouco depois, foi a pergunta de olha meu material? Automaticamente respondeu claro, até já, mas foi muito surpresa ver como aqueles olhos brilharam uma gratidão infinita! Tremeu. Como se fugisse do deslumbre, começou a olhar para qualquer lugar antes de olhar de fato para aquele material. Um gibi e um livrinho muito ilustrado e muito infantil. Quando os olhos voltaram, ouviu um agradecimento muito tímido e gaguejou um de nada muito encantado. Tudo muito.

Era impossível ler o texto qualquer sem se deixar levar pelas gargalhadas que aqueles olhos riam com o gibi, absorvidos naquele mundo mágico. Tanto que desistiu e começou a guardar suas coisas, tentando não atrapalhar aquela alegria. Na verdade, queria fugir.

Quando estava saindo, ouviu a doce pergunta de o que você estuda? Timidamente explicou que estudava letras e disse que não, ainda não sabia se iria ser professor. Ambos sem graça, muito cúmplices. Em seguida perguntou o que a criança gostaria de estudar. Ela respondeu que também não sabia se conseguiria, mas que queria ser alguém na vida. Palavras tão melancólicas. O rapaz disse ah, então é bom estudar, né, mas a criança fez um silêncio fúnebre ao dizer eu, não sei, ler direito. A professora, diz que eu, não sei colocar, as vírgulas, no lugar certo. Minha mãe, manda eu estudar aqui, pra ser alguém na vida. A garoa da janela encharcava os olhos dos dois. Os olhos mais carentes do mundo.

De repente estava ali contando para a criança que as vírgulas eram o de menos! A criança devorava cada palavra que o rapaz dizia. Ambos empolgados. Quatorze anos? Ah, era coincidência demais! Correu na prateleira e pegou aquele velho livro, a primeira grande leitura da sua vida, e começou a contar a história. E contar mais e mais! Os olhos infantis flamejavam alegria e gratidão. Seus olhos também. O destino de ambos ficava mais claro, mais possível.

Até que deu a hora. Dessa vez não era fuga. O rapaz praticamente acordou daquele acontecimento mágico e, novamente um pouco tímido, falou ah, leva o livrinho ilustrado mesmo, e depois, né, quando se sentir capaz, pega o velho livro do qual conversamos. É mais difícil. Mas a criança, muito decidida, falou não, vou levar este mesmo! Se eu, não conseguir, ler logo, eu posso renovar! Ambos sorriram uma gratidão infinita e seguiram seu destino. Tinham aprendido que o mais difícil valia a pena.

Era impossível continuar fugindo. Sua vida mudou para sempre.

Comentários

  1. ah.. =') o que faz a vida ser menos dura.

    ResponderExcluir
  2. A gnt acaba de ler esse conto com o mesmo sorriso infantil que o começou a escrever. Sabe quando a gnt é pequeno, e vê uma lagarta listrada?

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito. E veio numa hora tão engraçada! Gostei mesmo! Tenho a impressão que para os que vão ser professores em breve, significa um pouquinho mais.

    ResponderExcluir
  4. primeira vez que visito o blog, adorei o texto.

    ResponderExcluir
  5. Nos pequenos enxergamos a extensão de nós mesmos quando não somos muito cegos para olhá-los com a alma. Lindo texto! Mudou a dinâmica do meu dia! Se tiver tempo, faça-me uma visita em rumoaescrita.blogspot.com. Um abraço sincero, Deia

    ResponderExcluir
  6. Que bonito!
    Algo que impulsiona a continuar...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Minha primeira vez nesse blog, e já com um texto de impacto, muito bom mesmo!
    Parabéns!
    Meu cantinho está às ordens, passa lá pra tomar um café...rsrsrs
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mise en Abyme

Chega de Saudade

Diferente ou Igual