Por uma nova metodologia de disputa acadêmica: Lattes-Cards


Quadro Les jouers de carte, de Paul Cézanne.
Figura 1. Paul Cézanne: Les jouers de carte
ABSTRACT: Discute-se muito acerca da influência do capitalismo no ambiente acadêmico, inclusive no curso de Letras da USP, tradicionalmente de cunho mais socialista. Isso porque a carreira científica tem sido vista cada vez mais como uma trajetória em que é preciso consumir bibliografia e acumular notas, publicações, congressos e premiações para se dar bem na disputa por crescimento no "mercado acadêmico". Tendo em vista isso, e baseado sobretudo na obra de Jorge Cham (CHAM : 2011), nosso trabalho tem por objetivo propor a criação do jogo de cartas que denominamos "Lattes-Cards". Nessas cartas, os pontos acadêmicos acumulados pelos docentes seriam organizados e divididos por critérios de comparação já usados pelas principais agências de fomento (ex. figura 2). Após a etapa de coleta de dados e criação das cartas, distribuir-se-iam as mesmas aos alunos de Letras da USP via JúpiterWeb, de modo a facilitar a já tradicional disputa acerca de quem teve ou tem as melhores aulas (i.e. quem teve ou tem os professores mais bem conceituados). Por trás dessa proposta de trabalho, subsidem pelo menos dois objetivos pedagógicos muito bem definidos: (i) suprir a enorme carência de lazer dos graduandos, sobretudo daqueles que abdicam sua vida social em prol de uma carreira acadêmica; e (ii) ambientar esses estudantes, desde cedo, ao árduo contexto de disputa a que indubitavelmente serão submetidos ao longo de suas carreiras, fazendo da disputa de cartas um verdadeiro trabalho de iniciação científica a todo aquele que quiser entrar neste jogo. Mais do que isso, espera-se que nosso pequeno trabalho fomente também, por parte de colegas, a criação de cards referentes a outros cursos e Universidades, de modo que haja, a partir daqui, uma globalização da idéia e um intenso intercâmbio universitário em relação às referidas disputas acadêmicas do capitalismo científico contemporâneo.

KEYWORDS: Trading cards, Consumismo bibliográfico, Produção intelectual, Capitalismo científico
Imagem Professorial Trading Cards, do site PdD Comics.
Figura 2. Exemplo fictício de Lattes-Card. Fonte: PhD Comics


REFERÊNCIAS:

CHAM, J. [2011] "Professorial Trading Cards". In: PhD Comics. Disponível em www.phdcomics.com. Acesso: fevereiro de 2011.

CNPQ. "Plataforma Lattes". Disponível em: http://lattes.cnpq.br/. Acesso: fevereiro de 2011.

Comentários

  1. Mto bom Vinícius! Parabéns! huahuahauhua

    ResponderExcluir
  2. Vinícius,

    É só a segunda vez que entro no seu blog, mas, mas uma vez me surpreende... quem diria , com esse seu jeito tão quietinho, quanto sendo crítico de qualidade!

    Melissa ( GESOL)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mise en Abyme

Chega de Saudade

Diferente ou Igual